Sobre o Modelo Associativo

O Jardim Jataí é mantido por uma associação sem fins lucrativos. Todo o valor arrecadado por meio da comunidade, é revertido em renda para o corpo docente, manutenção da estrutura física, e desenvolvimento do Jardim e da Associação.

A Associação Amigos da Semente foi oficialmente fundada no dia 19 de setembro de 2015, e é a mantenedora do Jardim Jataí, antigo Jardim Semente, que iniciou suas atividades em março de 2016, com 8 crianças. A associação é formada por pais, educadores e demais pessoas da comunidade interessadas em estudar e atuar na Antroposofia, participar financeiramente ou com sua força de trabalho. A Associação conta com uma diretoria voluntária e eleita por votação – formada por 6 diretores (presidente, vice-presidente, tesoureiro, vice-tesoureiro, secretário e vice-secretário) e 6 conselheiros fiscais –, colegiado pedagógico, conselho de pais, grupos de estudos e comissões de trabalho.

Nossas comissões de trabalho são:

  • Comissão de Eventos
  • Comissão de Comunicação
  • Comissão Financeira/arrecadação
  • Comissão de Manutenção
  • Comissão de Agricultura Biodinâmica

Os pais têm o papel fundamental na estrutura da escola, além de fazerem parte da organização supracitada, também participam ativamente das atividades realizadas na entidade, como festas de cada época, reuniões pedagógicas, limpeza e manutenção do espaço. O papel das famílias é essencial, uma vez que o jardim é construído por este. A comunidade do Jardim Jataí acredita que a educação é a fonte propulsora da evolução humana e por meio dela colhe-se frutos que nutrem a sociedade para um caminho fraterno, igualitário e livre.

Propósito:

Seres humanos unidos através do autodesenvolvimento para a liberdade, igualdade e fraternidade.

Missão:

Sermos uma comunidade de aprendizagem através da arte do encontro.

Visão:

Sermos uma comunidade em crescimento, mantenedora da Pedagogia Waldorf e centro de estudos e práticas em Antroposofia.

Valores:

Salutar só é quando, no espelho da alma do ser humano se formar toda a comunidade, e na comunidade viver a força da alma individual”. (Rudolf Steiner)